Minha empresa está inativa, preciso cumprir com as obrigações acessórias?

Minha empresa é inativa, preciso cumprir com as obrigações acessórias? Quando um cidadão abre uma empresa e logo depois opta por fechar, é necessário passar por vários processos burocráticos e por isso na maioria das vezes, esses empreendedores optam por manter as empresas inativas.

Na matéria de hoje vamos falar um pouco mais sobre este assunto. Acompanhe

O que é uma empresa inativa?

Uma empresa inativa é uma empresa sem movimento, a mesma pratica poucas atividades durante o ano e realiza algumas transações.

Resumindo, uma empresa inativa não faz nenhum tipo de atividade operacional, não operacional, patrimonial ou financeira.

Quais são as obrigações de uma empresa inativa?

A maioria das empresas precisam prestar informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, além de recolher tributos, as obrigações acontecem de acordo com os prazos pré estabelecidos.

As entregas mensais, não é uma obrigação para as empresas inativas, somente as obrigações anuais. Veja abaixo as obrigações

DCTF

Esta precisa ser entregue sob pena de multa RAIS negativa;

GFIP

Esta é entregue no mês de janeiro e a outra no mês de Dezembro, não pode ser entregue depois da data, caso aconteça você terá uma multa.

Obrigações acessórias comuns à qualquer companhia, veja:

Imposto de renda de pessoa jurídica;

Escrituração mensal;

SPED;

DCTF.

Por Laís Oliveira

Fonte: Jornal Contábil

Atenciosamente, MM CONTABILIDADE

Legislação Contábil

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