Departamento Pessoal

Pessoas de negócio

Departamento Pessoal tem a função de Administrar os atos e fatos inerentes ao seu maior bem: as pessoas. Realiza a administração da mão-de-obra do negócio em conformidade com as leis vigentes, CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

É uma área especializada na gestão de empregados da empresa, responsável por controlar, gerenciar, registrar e informar todos eventos trabalhistas e previdenciários ao eSocial, Receita Federal, Previdência, Caixa, Ministério da Economia e pela gestão da folha de pagamento, férias, benefícios, atestados, marcação de ponto e passivos trabalhistas, prestando assessoria e atendimento especializado nas questões burocráticas relacionadas aos colaboradores, garantindo a correta emissão e gerenciamento de documentos (admissão, desligamentos, férias, 13º salário e etc). Setor fundamental para garantir a qualidade, eficiência e eficácia nos processos trabalhistas, previdenciários e operacionais da empresa.

Suas principais funções e atribuições:

  • eSocial – é um programa do governo federal que tem como objetivo principal o envios de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias pelo empregador para um ÚNICO BANCO DE DADOS. Sendo importante para o Governo por possibilitar maior poder de fiscalização na garantia de direitos dos trabalhadores e exigência do cumprimento das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias pelo empregador e para os trabalhadores, por garantir seus Direitos.

  • Execução de rotinas mensais e anuais; A Folha de pagamento, por sua vez, tem função operacional, contábil e fiscal, devendo ser constituída com base em todas as ocorrências mensais do empregado. É a descrição dos fatos que envolveram a relação de trabalho, de maneira simples e transparente, transformado em fatores numéricos, através de códigos, quantidade, referências, percentagens e valores, em resultados que formarão a folha de pagamento.

  • Orientações e assessoria trabalhista;

  • Procedimentos e atendimentos à fiscalização.
     

O DP é o principal responsável para que as leis trabalhistas sejam seguidas, evitando quaisquer passivos desnecessário, além de mediar o contato da empresa com diversos órgãos públicos e entidades sindicais, emitindo guias e declarações fundamentais para REGULARIDADE da empresa.