Departamento Fiscal

Relatórios de rendimentos tributários

Departamento fiscal   é uma das áreas essenciais para a continuidade das operações de uma empresa. Independentemente do segmento de atuação ou do porte da empresa, todas as pessoas jurídicas brasileiras precisam lidar com inúmeras exigências legais relacionadas a tributos, obrigações acessórias e diversas mudanças na legislação sobre o tema.

É o setor da empresa responsável por fazer a escrituração de todas movimentações (entradas e saídas), apurar impostos e garantir que todas as obrigações legais estão sendo cumpridas:

O Departamento Fiscal é importante, para o cumprimento de todas as obrigações fiscais em dia, criando uma boa relação com o Fisco e reduzindo os problemas com a fiscalização. Atua com responsabilidade, buscando realizar o aproveitamento de benefícios fiscais que podem reduzir os custos operacionais da empresa, ao qual irá impactar positivamente nos resultados financeiros, além de gerar informações úteis que podem ser aproveitadas pelo gestor da empresa na tomada de decisão;

Por ser uma das áreas mais delicadas de uma empresa, é a contabilidade fiscal que registra os fatos do dia a dia, servindo como base para a apuração de impostos, atendimento entre as exigências fiscais e o controle das receitas e despesas da empresa.

Suas principais funções e atribuições são:

  • Enquadramento da empresa no sistema tributário: simples nacional. Lucro presumido, lucro real, lucro real estimado;

  • ​Apuração dos impostos: Simples, ISS, ICMS, ICMS-ST, PIS, Cofins, IRPJ, CSLL, etc;

  • Apuração de impostos retidos na fonte (IRRF, INSS, ISS, PIS/Cofins/CSLL, etc);

  • Escrituração de Livros Fiscais: Livro de Entradas, Livro de Saídas, Livro de Registro de Apuração de ICMS, entre outros.

  • Escrituração livros fiscais serviços prestados e tomados;

  • SPED fiscal e SPED contribuições;